Venha aproveitar os feriados na biblioteca
13 DE novembro DE 2019
A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) funcionará normalmente nos feriados de 15 e 20 de novembro, com muitas opções de lazer e conhecimento para toda a família. E com variadas atividades em referência ao Dia da Consciência Negra, distribuídas durante o mês.
O próximo fim de semana, por exemplo, tem apresentações de artistas convidados na Oca. No dia 16 de novembro, sábado, a biblioteca recebe o grupo Rebrincando e, em 17, domingo, Paulo Federal comanda a contação de histórias, que começa às 16h.
Já o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, conta com uma série de oportunidades na biblioteca para refletir de diferentes formas sobre o tema. Entre elas, haverá, no dia 29, a oficina de escrita criativa com Michel Yakini propõe analisar e criar textos que relacionam memória e identidade, baseados na produção da Literatura Negra brasileira e das periferias de São Paulo. As inscrições devem ser feitas no link https://bvl.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas).
15 de novembro (sexta-feira)
11h às 12h50 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Direitos e Cidadania, a BVL exibe “Justiça” (direção: Maria Augusta Ramos, 2004, duração: 106 min, classificação: 14 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
14h às 15h20 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Direitos e Cidadania, a BVL exibe “O cárcere e a rua” (direção: Liliana Sulzbach, 2004, duração: 80 min, classificação indicativa: 14 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
15h30 às 17h35 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Direitos e Cidadania, a BVL exibe “O prisioneiro da grade de ferro” (direção: Paulo Sacramento, 2004, duração: 123 min, classificação indicativa: 14 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
16 de novembro (sábado)
10h30 às 11h15 - Lê no Ninho - Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Com equipe BVL. Vagas preenchidas por ordem de chegada.
11h às 12h20 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Direitos e Cidadania, a BVL exibe “O cárcere e a rua” (direção: Liliana Sulzbach, 2004, duração: 80 min, classificação indicativa: 14 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
14h às 15h50 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Direitos e Cidadania, a BVL exibe “Justiça” (direção: Maria Augusta Ramos, 2004, duração: 106 min, classificação indicativa: 14 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
15h às 17h - Jogos para Todos - Oficina de xadrez - Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
16h às 17h - Hora do Conto – “Formiga Tchururu”, de Fabrício Fruet. Com Rebrincando. Não é necessário fazer inscrição.
16h às 17h15 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Direitos e Cidadania, a BVL exibe “Rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas” (direção: Marcelo Luna e Paulo Caldas, 2000, duração: 75 min, classificação indicativa: 14 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
17 de novembro (domingo)
10h30 às 11h15 - Lê no Ninho - Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Com equipe BVL. Vagas preenchidas por ordem de chegada.
14h às 15h15 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Direitos e Cidadania, a BVL exibe “Rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas” (direção: Marcelo Luna e Paulo Caldas, 2000, duração: 75 min, classificação indicativa: 14 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
15h30 às 17h35 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Direitos e Cidadania, a BVL exibe “O prisioneiro da grade de ferro” (direção: Paulo Sacramento, 2004, duração: 123 min, classificação indicativa: 14 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
16h às 17h - Hora do Conto – “O guerreiro toma o poder das mulheres”, de Reginaldo Prandi. Com Paulo Federal. Não é necessário fazer inscrição.
19 de novembro (terça-feira)
16h30 às 17h30 - Jogos Sensoriais - Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
20 de novembro (quarta-feira)
11h às 13h - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Brasilidades, a BVL exibe curtas-metragens com a temática do samba. A partir de 12 anos. Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
14h às 15h25 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Brasilidades, a BVL exibe “Cartola – música para os olhos” (direção: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, 2007, duração: 84 min, classificação indicativa: 12 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário inscrição.
15h30 às 16h50 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Brasilidades, a BVL exibe curtas-metragens com a temática da cultura e arte popular. A partir de 12 anos. Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
21 de novembro (quinta-feira)
16h às 17h - Luau BVL - O programa abre espaço para soltar a voz e conversar sobre música, atualidades e livros. Com equipe BVL. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição.
22 de novembro (sexta-feira)
15h às 15h30 - Hora do Conto – “Erinlé, o caçador”, de Adilson Martins. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.
15h30 às 16h30 - Brincando e Aprendendo - Jogos Inclusivos: conheça os jogos que temos na BVL. Com Equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
16h às 17h25 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Brasilidades, a BVL exibe curtas-metragens com a temática indígena. A partir de 12 anos. Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

