Participe da oficina Escrever e Desenhar com as Sementes
17 DE março DE 2022
Crédito: Marcel Della Vecchia e Gabi Perissinotto Poemas, desenhos e sementes são a matéria-prima da oficina da escritora, tradutora e professora de Literatura da Unifesp, Ana Cláudia Romano Ribeiro. A atividade, a ser realizada no dia 19 de março, das 14h30 às 16h, é inspirada na produção do livro da própria autora Ave, Semente e tem como proposta fazer os participantes criarem poemas e desenhos a partir do olhar, das formas e sensações provenientes de sementes e plantas.
A oficina está dividida em três partes: nos primeiros 30 minutos, a professora apresentará exemplos de composição com palavras e traços. Em seguida, os participantes farão um exercício prático e para finalizar haverá uma roda de leitura para quem quiser compartilhar a produção escrita ou os desenhos. Dirigida a pessoas maiores de 15 anos, as inscrições podem ser feitas neste link e as vagas são limitadas.
Além de trabalhar com poemas e traçados, o objetivo da oficina é mostrar a importância de introduzir alguns momentos de apreciação na vida corrida da atualidade. “Somos o tempo todo bombardeados por informações, algumas úteis e muitas inúteis. Tudo está muito veloz e essa rapidez não favorece a visão contemplativa do entorno, repleto de coisas simples, mas que podem ser extremamente prazerosas e valiosas”, diz Ana Cláudia.
Segundo a escritora, esse tempo para fruição não surge ao acaso, é preciso abrir espaço na agenda para torná-lo um hábito. No caso dela, a pausa desejada surgiu somente na pandemia, durante uma caminhada em seu bairro, localizado em uma zona quase rural nos arredores de Campinas. “Nossas ruas são de terra e com muito verde, às vezes até encontro algum gado pelo caminho. Durante esses passeios comecei a pegar algumas sementes pelo chão e ver como elas eram bonitas, com formatos diferentes e isso me acendeu uma vontade de voltar a escrever e desenhar”, conta a escritora. O trabalho recém-criado ia para a sua página no Instagram, o que atraiu a atenção da Editacuja e o convite para a publicação do livro. Quem desejar, pode conhecer um pouco mais sobre o conteúdo do livro no site da editora, que tem alguns vídeos com a declamação dos poemas.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

