Oficina de história e escrita de crônicas tem inscrições abertas
25 DE novembro DE 2020
A atividade visa inserir o carnaval num vasto panorama geográfico e histórico, que tem o Brasil e o período do Império à Quarta República como recortes. A ideia é discutir as implicações atreladas ao festejo carnavalesco, considerando que a cultura é um campo de embate. Após uma breve contextualização sobre as raízes do festejo, na Antiguidade Romana, e seu avanço pela Europa, as reflexões considerarão a sua chegada ao Brasil colonizado e escravizado. O recorte temporal procura levar em conta os embates ocorridos entre as imposições da elite imperial e os usos e costumes dos estamentos sociais mais empobrecidos ou despidos de liberdade, considerando de que forma os sentidos originalmente atrelados ao carnaval foram defendidos ou repudiados. Os encontros também têm como objetivo incentivar os alunos a escreverem textos cronísticos que "pensem" as obras discutidas em contraponto com o nosso atual contexto.
Danielle é Pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde desenvolveu, com apoio da FAPESP, pesquisa a respeito dos usos dos sons no cinema silencioso, pensando a circulação e a recepção do cinema em âmbito transdisciplinar e transnacional. É Doutora pela Universidade de Campinas (UNICAMP), com tese centrada na análise de crônicas a respeito do cinema e de dispositivos ópticos afins, publicadas na imprensa carioca até o início da década de 1920, realizando neste contexto um estágio de pesquisa na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Integra, na ECA, o GT “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”, coordenado pelos Profs. Drs. Eduardo Morettin e Marcos Napolitano, e na UNIFESP, o GT “Grupo de Investigações do Poético (GRIPhO)”, coordenado por Francine Fernandes Weiss Ricieri.
Oficina Online História e escrita de crônicas: um percurso pelo Carnaval a partir da produção cultural realizada no Brasil. Com Danielle Crepaldi Carvalho. Terças e quintas-feiras, dias 1º, 3, 8 e 10 de dezembro, das 10h às 13h. Indicado para maiores de 14 anos. Para fazer sua inscrição, clique aqui. Vagas limitadas.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

