O amor está no ar. E nos livros!
10 DE junho DE 2021
As explicações para o afeto se multiplicam e você pode encontrar o retrato de relações apaixonadas em diversas obras. Há quem também prefira não defini-lo. Como diz Drummond, "te amo porque te amo" pode ser uma dessas trilhas dentro dos caminhos e descaminhos do amor. Que tal então aproveitar o Dia dos Namorados para aventurar-se em alguns títulos temáticos?
"Verso livre" reúne poemas amorosos, reflexões metafísicas e muito mais em antologia de textos assinados por Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, José Paulo Alves e Francisco Alvim.
"Traço de poeta" é coletânea de poesias criadas por Cecília Meireles, Affonso Romano de Sant´Anna e Cora Coralina, entre outros, que traçam suas dúvidas e incertezas sobre o amor.
"Obra poética de Fernando Pessoa" conta com dois volumes e soma textos inspiradores deste que é considerado um dos ícones da literatura mundial de todos os tempos.
"Vinte poemas de amor e uma canção desesperada", de Pablo Neruda, contém o registro do primeiro momento de sua trajetória na poesia.
"O que move as paixões", de Clóvis de Barros Filho e Luiz Felipe Pondé, é dica para quem procura obra que estimula a reflexão sobre os afetos. No livro, os autores mostram como, de Platão a teóricos contemporâneos, a filosofia tem tentado explicar as paixões e lidar com elas.
"Amor em tempos de likes", de Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira. Booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital: "Orgulho e Preconceito", "Dom Casmurro" e "Romeu e Julieta".
Você encontra áudios com trechos de obras que se relacionam com o tema e constaram do nosso programa Leitura ao Pé do Ouvido, disponível no site e redes sociais da biblioteca. Confira: "A alvorada do amor", de Olavo Bilac; "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga; e "Negra Rosa & outros poemas", de José Neres. Entre as dicas de leitura fica também "Ladainha", livro de Bruna Beber, que, na poesia 29 (ela numera os conteúdos), trata do amor. A escritora participou de nosso programa Segundas Intenções e falou sobre suas obras e trajetória. Veja ou reveja, clicando aqui.
Quer ainda mais? Há opções na Biblioteca Digital como "Declaração de amor", de Carlos Drummond de Andrade; "Para viver um grande amor", de Vinícius de Moraes; e "Orgulho e preconceito", de Jane Austen. E em audiobooks na Tocalivros como "Escute amor", seleção de crônicas de Affonso Romano de Sant´Anna; "A paixão segundo G. H.", de Clarice Lispector; e "Sonhos de uma noite de verão", de William Shakespeare.
Tema universal, o amor, que é plural e diverso, está no ar nesse final de semana, em especial. Comemore lendo sozinho ou em boa companhia! Afinal, o amor pela leitura deve ser comemorado sempre!
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

