Leitura ao Pé do Ouvido destaca obra de Miguel De Cervantes
28 DE novembro DE 2023
Leitura ao Pé do Ouvido online apresenta trecho da obra Quatro novelas exemplares - A Ciganinha, de Miguel De Cervantes. Escritor, dramaturgo e poeta espanhol, Miguel de Cervantes ficou muito conhecido pela obra de "Dom Quixote". Nasceu em Alcalá de Henares, provavelmente em 29 de setembro de 1547, estudou gramática e latim com padres jesuítas, conheceu o teatro de Lope de la Rueda, de quem recebeu influência. Em 1569 alistou-se no exército, partindo no ano seguinte, como soldado, para a Itália e participando, em 7 de outubro de 1571, da vitoriosa batalha naval de Lepanto contra os turcos, em que saiu gravemente ferido e perdeu o movimento da mão esquerda com um tiro. Participou ainda do combate naval de Navarino, da expedição contra Túnis e da malograda expedição a Goleta, em 1574. No ano seguindo, enquanto regressava para a Espanha, o navio em que viajava foi atacado por piratas mouros e Cervantes foi levado para Argel e aí feito escravo de Dali Mami. Durante cinco anos permaneceu dentro dos muros da cidade, e depois de várias tentativas de fuga, foi resgatado por sua família. Ouço aqui o trecho que selecionamos para você!
Você também pode embarcar nessa leitura fazendo um empréstimo da obra que está disponível no acervo da Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Trecho lido:
"Parece que os ciganos e as ciganas nasceram para ser ladrões: nascem de pais ladrões, criam-se como ladrões. O desejo de roubar é deles inseparável e só acaba com a morte.
Uma desta nação, cigana velha que poderia estar aposentada pelo padrão dos ladrões, criou uma menina como se fosse sua neta. Colocou nela o nome de Preciosa e lhe ensinou todas as suas ciganices, modos de enganar e roubar. Preciosa acabou sendo a mais especial bailaora entre todas as ciganas. Era a mais bonita e inteligente não só entre as ciganas, mas entre todas as bonitas e inteligentes mulheres que pudessem receber esta fama. Nem o sol, nem o vento, nem todas as inclemências do céu, a que estão sujeitos os ciganos mais do que outras pessoas, puderam diminuir o brilho do seu rosto nem curtir a pele de suas mãos."
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

