Exposição gratuita fica até 20 de outubro na BVL
20 DE setembro DE 2019
A Exposição Libertas: Leitura e Literatura nas Prisões, aberta ao público no sábado, 21 de setembro, fica até 20 de outubro em espaço no segundo piso da biblioteca. A mostra contará com trabalhos desenvolvidos por pessoas presas atualmente e também egressos do sistema prisional. A iniciativa é do Fórum Cultura, Trabalho e Cidadania e Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania. Ao todo, serão três ambientes para visitação: “Cárcere e a Literatura”, “Literatura no Cárcere” e, por fim, as “Políticas de Livro, Literatura e o Sistema Prisional”. Serão expostas obras literárias e resenhas feitas pelos reeducandos.
A exposição pode ser vista de terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Serão realizadas oficinas nos dias 28/09 e 06/10 e rodas de conversa nos dias 12/10 e 19/10, sempre das 14h30 às 16h, abordando temas como mediação de leitura voltada a grupos vulneráveis, diversidade na literatura e remição de pena pela leitura. Haverá ainda um sarau em 19/10, das 16h às 17h. Crianças a adultos poderão participar. As vagas são limitadas, preenchidas por ordem de chegada nessas atividades paralelas.
Confira, a seguir, as atividades paralelas (sujeitas a alteração):
28/09 (sábado) - 14h30 às 16h30 - Oficina Mediação de Leitura com pessoas privadas de liberdade - O encontro busca estimular uma reflexão crítica sobre as práticas de mediação de leitura com grupos em alta vulnerabilidade e sob a custódia do Estado. Com Renata Del Mônaco. Não é necessário fazer inscrição.
06/10 (domingo) - 14h30 às 16h30 - Oficina A remição de pena por meio da leitura na Penitenciária Feminina da Capital – A experiência da iniciativa desenvolvida por mediadores de leitura-literatura da USP. A atividade visa compartilhar as experiências de mediação de leitura numa unidade prisional feminina. Com Vima Lia de Rossi Martin. Professora e pesquisadora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo. Integra o Projeto Travessia na Penitenciária Feminina da Capital. Não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
12/10 (sábado) - 14h30 às 16h30 - Roda de conversa A Remição de pena por meio da leitura, dilemas e desafios - O encontro busca um diálogo sobre a remição da pena pela leitura e o direito à cultura e educação, abordando aspectos formais e instrumentalização da leitura pelo sistema de Justiça. Com a Equipe Educativo. Não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
19/10 (sábado) - 14h30 às 16h30 - Roda de conversa Identidade e Diversidade: liberdade das vozes pela escrita - O encontro busca estimular uma reflexão crítica sobre as práticas de mediação de leitura com grupos em alta vulnerabilidade e sob a custódia do Estado. Com Charles W. Bordin, Diretor do Centro de Políticas Específicas - CPE/CRSC. Não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
19/10 (sábado) - 16h às 17h - Sarau Libertas - Cena aberta para intervenções. Com André Luzzi de Campos. Executivo Público do Grupo de Capacitação Aperfeiçoamento e empregabilidade- GCAE/CRSC. Não é necessário inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
Para mais informações, clique aqui.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026


