Em oficina sobre poesia concreta, Renan Inquérito brinca com os sons e as palavras
15 DE julho DE 2020
Autor dos livros "Poesia para encher a laje" e "#Poucas palavras", ele começou os trabalhos salientando a importância de realizar sua primeira experiência online neste momento de distanciamento social. Inquérito acredita na palavra como ponte e conseguiu transformar o encontro em lugar de acolhimento, ao estimular a troca de experiências sobre literatura, leitura e cultura, em geral.
O artista apresentou poemas visuais de sua autoria, compartilhou referências (Augusto de Campos, com o poema "Código", entre elas) e falou sobre o conceito verbivocovisual (que trata da importância da palavra escrita, oralidade e aspecto gráfico de um texto). Mas a noite também reservou surpresas como detalhes dos bastidores de seu início de carreira e trabalho na Fundação CASA, além de seus caminhos no rap e a surpresa de uma confidência: ele está terminando obra nova. Inquérito explicou a escolha do título da oficina, já que, como diz ele, “a laje é o mirante da quebrada” e, “assim como a laje, a poesia é teto e também é chão”. A ideia é que os participantes utilizem as suas vivências para construir suas próprias experiências poéticas em um ambiente de colaboração, solidário e amoroso.
Hoje, a noite será sobre o processo de criação na concretude do cotidiano e todos partirão para as experimentações. Já o encontro de ontem foi encerrado com uma breve performance de Inquérito, que deixou "gostinho" de quero mais com "Anônimo", que começa com "Nem todas as pessoas são estrelas / Mas todas têm seu próprio brilho / O carbono pode ser carvão ou diamante / Mas a vida, independente de onde venha, a vida é sempre brilhante!".
[gallery type="rectangular" size="large" ids="64333,64334,64335,64337,64338,64342"]

[caption id="attachment_64346" align="alignnone" width="1901"]
Reprodução.[/caption] Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

