É mês de carnaval na BVL!
30 DE janeiro DE 2024
A BVL vai comemorar o carnaval sugerindo uma lista especial com livros impressos e e-books para quem quer aprender mais sobre o tema. Confira os títulos e caia na folia da leitura com a gente!
Amores carnavais: contos sobre a folia, organizado por Raphael Guedes
Não seria exagero dizer que o carnaval é a manifestação popular mais literária que existe. Desvio malemolente no tempo e no espaço, a folia de momo é um grande desfile de personagens e seus amores. Para narrar novos capítulos dessa odisseia, 12 autor es e 2 fotógrafos aceitaram o desafio de criar contos e imagens a partir do olhar contemporâneo. Os textos aqui reunidos fogem dos estereótipos, dos pierrôs, das colombinas, e retratam não só o amor que une e separa os amantes, mas também as complexas relações entre um filho e um pai, entre irmãs distantes, entre uma senhora e um bloco de rua. Sublime recordes de um período que aceita todo o tipo de paixão, fantasia e loucura (resumo da Amazon).
Meu bloco na rua: a retomada do carnaval de rua do Rio de Janeiro, de Rita Fernandes
Neste livro, vemos a retomada carnavalesca na década de 1980 - que acompanhou os movimentos de reabertura política. Blocos como Simpatia É Quase Amor, Barbas e Suvaco do Cristo fazem parte de um período bastante importante na história do país. É o ápice da redemocratização, ano da abertura política - época de efervescência cultural e culminação de uma série de movimentos que vinham, desde meados da década de 1970, lutando pelo fim da ditadura militar. Em Meu bloco na rua, a jornalista e produtora cultural Rita Fernandes demonstra como se deu a retomada carnavalesca na década de 1980 - acompanhando os movimentos de reabertura política - e conta por que a história da maior festa popular do mundo é também um elogio à liberdade.Entre outros, são tratados no livro blocos, lugares e ícones que fazem parte da memória afetiva de todos aqueles que amam o Rio de Janeiro e o carnaval.
O carnaval carioca de Mário de Andrade, organizado por Alberto Pucheu
O carnaval carioca de Mário de Andrade estabelece como ponto de partida o modernismo brasileiro, criador de um corte fundamental em nossa história e precursor do que veio a seguir. Este livro possibilita um diálogo interdisciplinar entre poesia, crítica, teoria literária, filosofia, história, mística secularizada moderna e comparatismo, decorrente do primeiro ano de trabalho do Grupo de Pesquisa Poesia Brasileira Contemporânea (resumo da Amazon).
Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos, de Luiz Antonio Simas
Este é um trabalho com um recorte temático e espacial: ele versa sobre os enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro e os seus criadores. A primeira parte aborda a conexão que existe entre os enredos das agremiações e os respectivos contextos históricos em que foram apresentados. A segunda parte apresenta e analisa a biografia profissional e a contribuição dos maiores carnavalescos, criadores de enredos, para o crescimento e transformação das escolas de samba do Rio de Janeiro desde 1960, quando a influência desses personagens passa a ser decisiva (e polêmica) para os rumos da festa (resumo da Amazon).
Ainda não tem sua carteirinha? Clique aqui.
BibliON e Tocalivros
Quem tem a carteirinha da BVL também tem acesso aos acervos digitais da BibliON e da Tocalivros, com e-books e audiolivros. Para ajudar você a começar a navegar por essas plataformas, nossa equipe também trouxe uma lista adicional com sugestões de leitura disponíveis por lá, com o tema do mês.
Carnaval: duas crônicas. E-book de José Alencar
Os carnavais cariocas e sua trajetória de internacionalização (1946-1963). E-book de Danilo Alves Bezerra
Carnavais, malandros e heróis. E-book de Roberto DaMatta
Minha carne é de Carnaval. E-book organizado por Janaina Storfe
Contos e crônicas de Carnaval. E-book de Luís Pimentel
Carnaval-ritual. E-book de Maurício Barros de Castro
As mulheres e o Carnaval: Porto Alegre (1869-1885). E-book de Caroline Pereira Leal
Sexta-feira de Carnaval e outras crônicas. E-book de Edilson Pereira Júnior Nobre
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

