Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
01 DE abril DE 2025
Crédito: Equipe SP Leituras Celebrado em 2 de abril, o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo é uma data dedicada à informação, empatia e valorização da neurodiversidade. É também uma oportunidade para refletirmos sobre como a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de sensibilização, educação e inclusão. Confira algumas obras sobre o tema:
Autismo explicado para crianças, de Kaká Lobe
Três gerações reunidas pela conscientização do autismo. Você deseja ensinar ao seu filho a aceitar a si mesmo e aos outros como eles são? Este livro ilustrado e interativo sobre diversidade será seu melhor assistente. Um diálogo que explica o TEA (Transtorno do Espectro Autista) de forma leve e divertida. Escrito por Kaká (do @autismokaka) e ilustrado por Matheus, mãe e filho no espectro do autismo, e com a edição da avó Marize (@artbymakinsta), Autismo Explicado para Crianças ensina a importância das diferenças que nos tornam únicos e incentiva o leitor a abraçar a diversidade e a praticar a inclusão, além de ajudar os pequenos no espectro autista a acreditarem em si mesmos e a alcançarem todo o seu potencial. (fonte: Amazon)
A diferença invisível, de Mademoiselle Caroline
Marguerite tem 27 anos, e aparentemente nada a diferencia das outras pessoas. É bonita, vivaz e inteligente. Trabalha numa grande empresa e mora com o namorado. No entanto, ela é diferente. Marguerite se sente deslocada e luta todos os dias para manter as aparências. Sua rotina é sempre a mesma, e mudanças de hábito não são bem-vindas. Seu ambiente precisa ser um casulo. Ela se sente agredida pelos ruídos e pelo falatório incessante dos colegas. Cansada dessa situação, ela sai em busca de si mesma e descobre que tem um Transtorno do Espectro Autista – a síndrome de Asperger. Sua vida então se altera profundamente (fonte: Amazon).
Jun a história real de um músico autista, de Keum Suk Gendry-Kim
Keum Suk Gendry-Kim, a premiada autora sul-coreana de Grama e a Espera, apresenta mais uma de suas graphic novels no Brasil, JUN, sobre a história real de um garoto autista de coração puro, que alcançou fama na Coreia do sul após descobrir sua vocação natural para a música. Quando conheceu Jun Choi, em 2010, durante aulas de música tradicional coreana, Keum Suk se encantou pelo jovem e decidiu que narraria sua trajetória de vida em uma de suas obras. Uma trajetória marcada por solidão e preconceitos, mas também por muita beleza e superação. Ela escolheu escrever e desenhar sobre Jun para transmitir uma mensagem de encorajamento e empatia a todos aqueles em condições semelhantes à dele. Por meio do relato do cotidiano de Jun e sua família, que, infelizmente, tiveram que aprender a conviver com a indignação por causa de pessoas insensíveis às diferenças, a autora acerta em cheio o coração de todos os leitores. Obra sensível e emocionante, este é o tipo de trabalho que ensina ao mundo uma valiosa lição de vida sobre aceitação e combate aos preconceitos da sociedade (fonte: Amazon).
Uma mente diferente, de Thassie Melo
Um livro sobre inclusão que ajuda as crianças a compreenderem outras no espectro autista. Imprescindível para a sala de aula e também para a sua casa.
Pode parecer muito difícil acolher alguém diferente. Por isso, este livro procura explicar como funciona a mente de uma criança no espectro autista e, assim, tornar muito mais fácil para as demais crianças compreendê-la e se tornarem verdadeiros amigos. Esta é a história de um menino alegre e amoroso, que adora socializar, mas tem muita dificuldade em se comunicar e manter sua mente calma. Isso pode assustar as outras crianças, que não sabem como lidar com ele. Durante a história, o menino mostra às demais crianças como pode ser fácil ajudar e derrubar as barreiras para que ele seja incluído e querido pelos amigos (fonte: Amazon).
Biblion
Como é ser Autista, de Charlotte Amelia Poe
Mentes únicas: Aprenda como descobrir, entender e estimular uma pessoa com autismo e desenvolva suas habilidades impulsionando seu potencial, de Luciana Brites
O reizinho autista: guia para lidar com comportamentos difíceis, de Mayra Gaiato
Autismo: um olhar a 360º, de Tatiana Serra
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

