Dia Mundial da Arte é o destaque do mês!
26 DE março DE 2024
No dia 15 de abril é comemorado o Dia Mundial da Arte, a equipe de acervo da BVL preparou uma lista de livros impressos, e-books e audiolivros sobre o tema para comemorar a data. Confira os títulos e escolha sua leitura!
Litera-rua: poéticas inspiradas nos grafites de Paulo Ito, organizado por Érica Casado
Para celebrar essa história, a Editacuja Editora, em parceria com o artista, apresenta o livro "Litera-rua - poéticas inspiradas nos grafites de Paulo Ito", resultado da conversa entre a obra de Ito com 10 escritoras/es que transformaram os grafites em textos literários dos mais diversos gêneros. A capa e contracapa do livro saem de duas empenas do edifício Tereza Maria, na região central de São Paulo. Local no entorno do Minhocão e que é possível observar as obras enquanto se baseia em uma resposta (resumo Dasartes).
Laura e Lucas descobrem Frida Kahlo, de Isabel Zambujal
Agora vamos para o México conhecer uma grande artista latino-americana, Frida Kahlo, muito famosa por seus autorretratos. Em suas pinturas, perceberemos que ela tinha como fonte de inspiração o folclore, a cultura e a natureza de seu país - o México -, mas também detalhes de sua própria história pessoal (resumo da contracapa da obra).
Breve história da arte, de Susie Hodge
Breve história da arte é uma maneira inovadora de apresentar ao leitor o mundo da arte. Estruturado de maneira simples, o livro explora cinquenta obras fundamentais, das pinturas rupestres de Lascaux às instalações contemporâneas, relacionando-as aos movimentos, temas e técnicas artísticas mais importantes.Em linguagem acessível, conciso e ricamente ilustrado, este livro explica como, quando e por que a arte mudou, quem introduziu determinadas coisas, o que eram elas, onde foram produzidas e qual é a sua importância. Ele desmitifica o jargão artístico, permitindo que o leitor possa compreender e apreciar de forma profunda e abrangente as mudanças da arte ao longo dos tempos (resumo da Amazon).
1922: a semana que não terminou, de Marcos Augusto Gonçalves
Em fevereiro de 1922, talentos como Di Cavalcanti, Mário e Oswald de Andrade, além de representantes da elite paulistana, armaram um festival de arte no Teatro Municipal de São Paulo. Com o passar dos anos, o festival transformou-se numa espécie de mito sobre a fundação da cultura moderna no Brasil. Mas o que foi mesmo que aconteceu? Noventa anos depois, Marcos Augusto Gonçalves refaz, nesta crônica saborosa e esclarecedora, os passos que culminaram naquela prestigiada semana (resumo da livraria Cultura).
Ainda não tem sua carteirinha? Clique aqui.
BibliON e Tocalivros
Quem tem a carteirinha da BVL também tem acesso aos acervos digitais da BibliON e da Tocalivros, com e-books e audiolivros. Para ajudar você a começar a navegar por essas plataformas, nossa equipe também trouxe uma lista adicional com sugestões de leitura disponíveis por lá, com o tema do mês.
Como os artistas veem o mundo, de Will Gompertz
A definição de arte, de Umberto Eco
Pequena história da arte, de Duílio Battistoni Filho
Arte afro-brasileira: identidade e artes visuais contemporâneas, de Nelma Barbosa
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

