Dia da Imprensa tem como referência nascimento do 'Correio Braziliense'
01 DE junho DE 2020
Vários jornalistas se aglomeram em uma cobertura. Foto: Freepik[/caption]Comemorado nesta segunda-feira, 1º de junho, o Dia da Imprensa no Brasil tem como referência a data, em 1808, que começou a circular o "Correio Braziliense", editado em Londres pelo brasileiro Hipólito José da Costa. A ideia era driblar a censura da Coroa Portuguesa.
Até 1999, a data era comemorada no dia 10 de setembro, quando começou a circular no Brasil “A Gazeta”, do Rio, também em 1808. Sob a proteção de D. João VI, era uma publicação alinhada com a Coroa. Embora a imprensa já tivesse nascido oficialmente no Brasil em 13 de maio, com a criação da Imprensa Régia, seu início foi marcado pela primeira edição do jornal.
Com a Lei 9831/99, redigida pelo deputado Nelson Marchezan e sancionada pelo governo Fernando Henrique Cardoso, a data oficial da Imprensa Brasileira foi mudada para 1º de junho.
No dia 3 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. A data foi oficializada em 1993 pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da criação é ressaltar os princípios fundamentais da liberdade de imprensa no mundo todo, além de prestigiar jornalistas que perderam a vida exercendo a profissão.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

