Cinema Nacional no acervo da BVL!
01 DE junho DE 2023
Em 19 de junho o país comemora o Dia do Cinema Nacional. Para comemorar a data, nossa equipe de acervo preparou uma lista com dicas de leitura sobre o tema, confira e aproveite!
Cinema e literatura no Brasil: os mitos do sertão: emergência de uma identidade nacional, de Sylvie Debs.
Esta segunda edição revisada e ampliada apresenta uma introdução esclarecedora do Brasil. Uma ajuda preciosa aos amadores do cinema e da literatura brasileiras. A tese apaixonante de Sylvie Debs passou por percursos difíceis pela conseqüência inevitável das carências acumuladas da desertificação ou obsolência das bibliotecas e fundos documentais. Mas Debs tem razão: o cinema é um negócio muito sério para ser tratado apenas pelos cinéfilos e a literatura tem tudo a ganhar ao ser confrontada com outras formas de expressão (resumo da Amazon).
Diplomacia cultural e o cinema brasileiro, de Manuela Fetter Ncoletti.
Este livro trata de temas essenciais para ampliar a compreensão dos fenômenos relacionados ao cinema brasileiro, na sua dimensão de um sistema produtivo que faz circular as suas obras também no espaço além-fronteiras. A autora elabora um recorte original e preciso sobre as trajetórias e dinâmicas da circulação internacional do cinema brasileiro ao longo do tempo, propondo, de maneira inovadora, interseções com a diplomacia cultural. Nesta arquitetura conceitual de Manuela Fetter Nicoletti reside a relevância do estudo, pelas suas contribuições a um tipo de reflexão pouco usual nas pesquisas em Cinema e Audiovisual, Comunicação e Relações Internacionais. Para além de buscar uma resposta sobre até onde os filmes brasileiros já conseguiram chegar no mercado internacional, o estudo revela os mecanismos que foram sendo construídos, sobretudo a partir dos anos de 1950, e que acompanham o processo de institucionalização de uma indústria cinematográfica brasileira em constante enfrentamento com a ocupação do seu próprio mercado pelo cinema hegemônico de Hollywood. A autora lança o seu olhar também para a dimensão tecnológica que, hoje, assegura a circulação internacional dos filmes, a despeito da ausência de apoio do Estado. Este livro nos ajuda a entender o que está acontecendo no Brasil, desde 2019, com o desmonte das políticas públicas para a Cultura, a Educação, a Ciência, a Saúde e o Meio Ambiente. É um livro que nos faz pensar na força do cinema que permanece como expressão cultural de um país em desconstrução e até nas origens do fogo que destrói nossos biomas, museus e cinematecas (resumo da Amazon).
Mazzaropi: um jeca bem brasileiro, de Dílvia Ludvichak.
Este livro nos leva ao encontro de um artista genuinamente brasileiro, criador de uma obra cinematográfica tão expressiva e popular que continua viva, graças a um público tradicional, fiel, e a um novo público, que vê em seus filmes traços do nosso tempo, tornando sua mensagem sempre atual. Contada em versos, a narrativa se aproxima da forma tão apreciada pela cultura popular e, ao mesmo tempo, nos faz lembrar das profundas raízes do jeito de ser caipira e do sertão brasileiro, marcas registradas de Mazzaropi (resumo da Amazon).
Para realizar o empréstimo dessas e de outras obras basta ser sócio da BVL, é grátis!
Ainda não tem sua carteirinha? Clique aqui.
BibliON e Tocalivros
Quem tem a carteirinha da BVL também tem acesso aos acervos digitais da BibliON e da Tocalivros, com e-books e audiolivros. Para ajudar você a começar a navegar por essas plataformas, nossa equipe também trouxe algumas sugestões de leitura com a temática do mês disponíveis nesses espaços.
Cinema falado, de Émerson Maranhão.
Cinema negro brasileiro, organizado por Noel dos Santos.
O cinema no século, de Paulo Emílio Sales.
Teoria do cinema: uma introdução através dos sentidos, de Thomas Elsaesser.
Cinema: arte da memória, de Milton José de Almeida.
Da chanchada ao cinema novo: 1960-1963, de Ricardo Luiz de Souza.
Cinema, imaginário e subjetividade, de Ailton da Costa Silva Júnior.
Trabalhadoras do cinema brasileiro: mulheres muito além da diversão, Marina Cavalcanti Tedesco.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

