Bate-papo com o escritor Kaká Werá Jecupé refletiu sobre a ancestralidade brasileira
27 DE maio DE 2021
Kaká Werá é escritor de origem tapuia, ambientalista, ativista social, conferencista e especialista em saberes tradicionais da cultura tupi. Trabalha com desenvolvimento de pessoas por meio de imersões, vivências e seminários no Brasil e no exterior.
Autor de oito livros, entre eles “As fabulosas fábulas de iauaretê”, falou sobre o reconhecimento da nossa ancestralidade e como integrá-la em nossas vidas, questionando a importância dessa memória e como as artes e a literatura colaboram para a valorização das raízes da sociedade brasileira.
“A humanidade evolui individual e coletivamente e a soma das experiências dessa evolução forjam determinados valores, conhecimentos e saberes. Alguns desses aprendizados transcendem o espaço-tempo porque fazem parte de uma sabedoria maior, algo mais perene”, diz Kaká ao falar da diversidade de memórias, conteúdos e tecnologias que tornaram-se referências ao longo do tempo e marcaram a história.
Além disso, o ativista social destaca o fato de que não temos memória e conhecimento do que nos antecedeu como nação brasileira do século XVI para trás. Kaká intitula esse processo de esquecimento como “invisibilização das raízes'', o que impacta diretamente na saúde física e psíquica de grande parte da população na atualidade.
Essa atividade abriu a programação do projeto “As fabulosas fábulas de Iauaretê”, realizado pela Cia. Pé do Ouvido e contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) – Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O processo de pesquisa segue com diversas atividades, entre elas, um vídeo recheado de histórias do livro de Kaká Werá, contadas pela Cia. Pé do Ouvido, e que será divulgado no Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos, no dia 30 de maio.
Fique por dentro do desenvolvimento desse projeto, acompanhando as redes sociais da companhia.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

