A Biblioteca
Um convite à literatura,Nos mesmos moldes que a Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um modelo de biblioteca viva. Além de livros, caracteriza-se por ser um lugar de fruição da cultura. Localizada dentro do parque de mesmo nome, a BVL foi inaugurada em 2015 e é um exemplo de revitalização do espaço urbano; seu prédio foi construído na área do antigo depósito de resíduos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP).
ao conhecimento e à troca de saberes
Foto: Ricardo Matsukawa
No espaço, descontraído e convidativo, acontecem inúmeras atividades como contação de histórias, saraus, oficinas, apresentações musicais, encontros com escritores, entre outros eventos de uma extensa programação - totalmente gratuita. O local conta ainda com sala de games, ludoteca, computadores com acesso à internet, auditório, deck com vista para o parque, bicicletário e skatário.
O acervo, semanalmente atualizado, tem foco na literatura e um olhar direcionado também para as questões ambientais. É formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs, além de livros em braille e falados, voltados para pessoas com deficiência. Com um ambiente inclusivo e acessível, a biblioteca possui diversos aparelhos de tecnologia assistiva, como folheador de páginas, mesa ergonômica, leitora autônoma, reprodutor de áudio, régua braille, teclado e mouse adaptados, computadores com leitor de tela, entre outros.
Foto: Equipe SP Leituras
Em 2019, a biblioteca foi finalista no Prêmio Excelência Internacional da Feira do Livro de Londres. Um ano antes, em 2018, ficou entre as cinco finalistas do Prêmio Biblioteca Pública do Ano promovido pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), a mais importante entidade internacional da área. Ainda em 2018, recebeu a distinção de Honra ao Mérito no Prêmio IPL - Retratos da Leitura, realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL), com patrocínio da Associação Brasileira de Livros Escolares (Abrelivros), da Câmara Brasileira do Livro e do Sindicato Nacional dos Editores de Livro (Snel).
A BVL é um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras. Entre 2018 e 2021, a SP Leituras foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil pelo Instituto Filantropia e Doar. Em 2021, a organização foi eleita a melhor ONG na categoria Cultura. Em 2023, a SP Leituras recebeu o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade de São Paulo pela ação “Acolhimento” na Biblioteca de São Paulo e o Prêmio Seleção Mobile Time 2023 na categoria Inovação com Impacto Social/Ambiental pela BibliON. Além disso, a SP Leituras é responsável pela revitalização e gestão da biblioteca corporativa da SABESP, uma das maiores empresas públicas do Estado de São Paulo
Uma experiência diferente em biblioteca.
Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a história da BVL.